Chapati – pão indiano

Publicado 06/04/2017 por elianatudda

É o tipo de pão mais usado na Índia. Muito fácil de preparar; faço regularmente. Não leva fermento, o que faz com que sua forma seja chata (plana). Melhor comê-lo logo após preparado para não perder a maciez e o sabor.

Ingredientes:

Farinha de trigo integral;
Farinha branca;
Sal;
Água;
Ghee (ou óleo, para quem não tiver a ‘manteiga purificada’).

Obs.: existe uma farinha própria para o chapati (Atta) mas se não achar use a integral ‘normal’ misturada à farinha branca (2×1).
De qualquer jeito o chapati vai sair sempre gostoso!

A receita original pede o uso do ghee para untar a frigideira e para untar o chapati depois de pronto, mas se não o tiver não tem problema. Eu não uso e fica legal do mesmo jeito.

O diâmetro das bolinhas deve ser de uns 12 / 15 cm, mas se sua frigideira for menor, adapte-os.

O utensílio usado para cozinhá-lo se chama tawa, que é uma panela de ferro que distribui uniformemente o calor, mas, não possuindo-a, use uma frigideira anti-aderente. Temos que nos adaptar. Mesmo com essas pequenas variações o resultado vai continuar sendo delicioso!

Como fazer:

A quantidade de farinha vai depender de quantos pães vão ser preparados. Para 4 pessoas, 250 gr.
Obs.: eu faço a olho mesmo, uso dois punhados de farinha para uns 6 pães.

Misture o sal à farinha, abra o composto ao meio, coloque a água aos poucos e vá trabalhando a massa até que fique homogênea e de uma consistência como a massa da pizza, ou seja, maleável.

Faça uma grande bola, passe levemente na farinha (para não grudar), cubra com um pano e deixe repousar por alguns minutos.

Divida a massa em pequena bolinhas, unte levemente com farinha uma superfície lisa (ex. uma tábua de madeira de cozinha) e passe o rolo de macarrão até formarem discos bem fininhos e com um diâmetro de, mais ou menos, uns 12 cm.

Usar papel manteiga para colocar um disco em cima do outro, enquanto esperam ir para a frigidiera.

Coloque a frigideira vazia em cima do fogo e quando estiver quente, unte-a levemente com o ghee e coloque o primeiro ‘disco’ de massa.
Obs.: eu não uso o ghee, coloco diretamente na frigideira.

Apenas comece a formar bolhas, fure-as com um garfo. Gire-o para o outro lado. Não o deixe mais do que 30 segundos por lado, para não queimar e para não ‘secar’. Retire-o, unte-o levemente com o ghee e cubra-o com um pano.

Prossiga assim até fazer todos os discos, untando a figideira ocasionalmente e mantendo os pães cobertos com o pano até a hora de servir.

Obs.: O Ghee é a “manteiga clarificada” muito utilizada na culinária indiana e pratos ayurvédicos e também em tratamentos medicinais. Auxilia na digestão, estimula o metabolismo, alivia e fortalece o fígado, entre outros benefícios. Mesmo sendo uma gordura saudável, deve ser consumido com moderação. Leia mais sobre o Ghee (ou Ghi) no site Ghi Brasil.

Eliana

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“O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá.”
(Madre Teresa de Calcutá)
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