Ensina-se o errado mas exige-se o correto!

Publicado 24/08/2016 por elianatudda

Li um artigo que dizia ser o Brasil o país onde mais cresceram as vendas de livros em todo o mundo, de acordo com estatísticas divulgadas na abertura da 45.ª edição da Feira do Livro de Londres, que aconteceu no mês de abril desse ano.
Bom, se os brasileiros realmente tivessem o hábito da leitura não escreveriam tão errado! Um outro artigo diz que quase 30% dos brasileiros têm problemas com a grafia. E muitos atribuem a culpa ao “internetês” usado para economizar tempo. Mas uma coisa é abreviar beijo com bj, ou não com ñ, ou você com vc, e outra coisa, inadmissível, é retirar o “r” dos verbos no infinitivo, usar o mim no lugar do eu e do me, escrever vim onde tem que ser escrito vir, confundir mas com mais, ouve com houve, a ver com haver, a gente com agente, onde com aonde –  só para citar os erros mais comuns – sem falar na confusão que fazem ao utilizarem “por que/por quê/porque/porquê” e nas frases sem pontuação, onde temos que adivinhar se estão nos perguntando ou afirmando algo! E tudo isso por pura falta de conhecimento do próprio idioma, ou seja, falta de leitura, falta de interesse em consultar um dicionário quando se tem alguma dúvida, falta de educação. E não me refiro somente aos que não tiveram acesso à educação formal (pois os livros estão aí à disposição de quem quiser lê-los – e tem para todos os gostos – e vemos na internet vários exemplos de pessoas sem recursos que vão em busca do conhecimento e o obtém!) pois todos esses erros citados são cometidos também por universitários! Li o comentário de uma professora que dizia que muitos dos seus colegas de profissão não estão “nem aí” para os erros gramaticais dos alunos, o que eles querem mesmo é fazer com que o aluno passe de ano e, assim, demonstrar que o Brasil é um país de gente alfabetizada, atingindo a tal meta do Plano Nacional de Educação. Querem quantidade e não qualidade. Não é de se admirar, então, quando as pesquisas mostram que mais da metade dos estudantes brasileiros dos primeiros anos do Ensino Fundamental não sabe ler e escrever adequadamente, não consegue interpretar um texto, que só três em cada dez estudantes dominam a matemática, e que apenas 1 entre 4 brasileiros consegue ler, escrever e utilizar essas habilidades para continuar aprendendo”.  Estamos caminhando para um país cada vez mais de “analfabetos funcionais”, cidadãos incapazes de se desenvolver pessoal e profissionalmente! Citando as palavras do professor e pesquisador Simon Schwartzman, o analfabetismo extremo está ficando para trás. O tema agora é a qualidade da alfabetização, é o aluno entender o que lê“.
Ainda sobre dados, em 2011 o Instituto Pró-Livro realizou uma pesquisa entrevistando mais de 5 mil pessoas em 384 municípios e o resultado revelou que a média de leitura do brasileiro é de quatro livros por ano e somente cerca de 50% da população brasileira cultiva o hábito da leitura.”

No vídeo abaixo, Alexandre Garcia dá o seu recado sobre o livro de português que foi distribuído para quase meio milhão de alunos e que defende não existir mais o certo e o errado e sim o adequado ou o inadequado! Mas (vejam só a incoerência!) o próprio Ministério da Educação que aprovou o uso do livro esclareceu que a norma culta da língua portuguesa vai ser sempre exigida nas provas e nas avaliações. Ensina-se o errado mas exige-se o correto …

E, sinceramente, acho que quem escreve errado na internet, seja por preguiça, para ganhar tempo ou  por achar engraçado, repetirá o mesmo erro fora dela. O português é uma língua extremamente complexa, rica e linda! Vamos conservá-la assim. 😉

Eliana

************************************************
“O conhecimento vem pela educação e a educação liberta.
A raíz de tudo está na capacidade de se comunicar”
(Alexandre Garcia)
************************************************

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Forma : Plural

Releitura do viver bem

Rainhas Trágicas

Mulheres notáveis que fizeram História

Historia de la Música

I.E.S. Juan de Mairena - 2º de ESO

suonolachitarra

"A felicidade é uma decisão diária. Escolha ser feliz!"

Terapia de Vidas Passadas

Destinado a informação a respeito de Terapia de Vidas Passadas e espiritualidade em geral

Revolução dos Índigos e Cristais

Eles estão chegando para ajudar na transformação social, educacional, familiar e espiritual de todo o planeta, independente das fronteiras e de classes sociais. São como catalisadores para desencadear as reações necessárias para as transformações. As pessoas despertas acordarão como de um sonho com seus centros de energia totalmente abertos, livres do véu do esquecimento, tanto pessoal quanto planetário, pertinentes à terceira dimensão. As pessoas começarão a se reconectar com suas origens e propósitos da alma, que é o retorno da Consciência Crística para o planeta. Um novo campo de percepção está disponível para aqueles que aprenderem a ver as coisas de uma outra forma.

Cammina Nel Sole

l'alba del sesto sole

Lições dos Espíritos

"A felicidade é uma decisão diária. Escolha ser feliz!"

O Evangelho Segundo o Espiritismo

por ALLAN KARDEC - tradução de José Herculano Pires

ArcheoTime

il tempo dell'archeologia. il tempo di guardare, vedere, scoprire, conoscere, viaggiare nel tempo e nello spazio attraverso il tempo dell'archeologia

Escolanía de El Escorial

El blog de un coro de bellas voces blancas de Madrid, España

Ventefioca

Camminate, montagne e pensieri sparsi di un "piemontard pressé"

Música e Bem-Estar

Por dentro da Musicoterapia

Banquetes&Lanchinhos

Gastronomia, dicas práticas e boas receitas

√єgєταяīαηīىмσ э Éтicα™®

Dєvємos яєsρєiтαя os αиiмαis ρoяqυє, coмo иós, єsтαbєlєcєм lαços αfєтivos єитяє si є são cαραzєs dє sєитiя мєdo.

Mah Bravo

Moda, beleza e nerdice em um só lugar

Mi em Mi Menor

"A felicidade é uma decisão diária. Escolha ser feliz!"

Diario di una ragazza Indaco

"A felicidade é uma decisão diária. Escolha ser feliz!"

Tigidit News

"A felicidade é uma decisão diária. Escolha ser feliz!"

Os Crochês da Cristina

Compartilhando com alegria as maravilhas que o Senhor me permite conhecer!

Mulheridades

Uma hecatombe de desregradas

Marco Bravo Illustration | Painting

paintings drawings arts illustration animation

Os Crochês da Cristina - Meus Trabalhos

Cris Di Pietro Creazioni Artigianali

euvegetariana.wordpress.com/

loucuras de uma vegetariana faminta e sem talentos na cozinha

sheilawal.wordpress.com/

Intuição em ação para a expansão da consciência

%d blogueiros gostam disto: